01/07/2015

Aviso involuntário

Não entendo - e talvez jamais entenderei - a parte 'baixa' da política. Aquela que não diz respeito à administração propriamente, mas que vai desde o menor dos atos de bastidores até a ventura de se manter longos anos no poder.
 
Dizem ser errado encarar determinadas coisas, principalmente as ações humanas, com aquele com o típico raciocínio lógico, composto por premissas e conclusão, um raciocínio "linear". O certo seria encarar de forma dialética.
 
Talvez seja por isso que este texto escrito por Rudá Ricci (a diferença entre direita e conservadorismo brasileiros) seja um exemplo da minha incapacidade de entendimento. Se por um lado ele cumpre perfeitamente o que propõe (mostra diferença entre população conservadora e políticos oposicionistas [intitulados por Rudá de direita]), expõe uma questão alarmante, a saber, que pobres e negros não fazem parte das preocupações dos partidos e seus planos políticos - seja esse partido de esquerda ou de direita.
Nas palavras de Rudá, sociólogo mestre e doutor, "o conservadorismo brasileiro é composto por negros e pobres".
Ora, se negro e pobre é conservador e a esquerda é progressista, interesses dos conservadores (negros e pobres) são divergentes dos interesses da esquerda.
 
Além de fazer aquilo que é repetido à exaustão por blogueiros, puxa-sacos governistas e esquerdistas em geral (direita como contraposição aos interesses de pobres e negros), o texto de Rudá acaba evidenciando (ou contribuindo) com a ideia de que de fato pobres e negros são apenas carros-chefes de marketing eleitoreiro ou mesmo "bucha de canhão" da esquerda. Talvez seja exatamente essa a dialética da coisa: me dê seu voto, lhe darei algo, e permaneceremos juntos. Negros e pobres (e quem sabe quantos outros grupos sociais) são literalmente usados como barganha.
 
A minha pergunta - não respondida por Rudá, quiçá por eu utilizar um 'nickname', uma vez que ele respondeu a outros interlocutores em outras ocasiões- permanece aberta a meus leitores: quem está do lado dos conservadores brasileiros?
 

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting