09/11/2011

Carlos Marxnífico #1

Eu espero ao longo dos meus escritos esclarecer e salvar as pessoas da alienação que o capitalismo provoca nos seres humanos.
Para tal, hoje vou pegar um exemplo bem quotidiano, já que hoje em dia praticamente todos possuem internet e compram materiais pela web.
Meu aniversário estava próximo e, claro, os robôs das lojas que eu compro virtualmente sabiam disso, e eles possuem memória melhor que nossos amigos preocupados demais em conquistar capital.
Pois bem. O que uma loja faz? Uma loja explora seu capital, seu poder de compra, sua capacidade financeira e seu fetiche por tudo relacionado ao dinheiro.
Então eu identifiquei dois padrões nas mensagens que elas enviam, sempre com o intuito de fazer você manter o monopólio dos grandes empreendedores e latifundiários através do pagamento a essas grandes empresas controladas pela burguesia que diariamente solapa algum ser indefeso em algum lugar do nosso país – mais, do nosso planeta.

Segue a descrição e análise dos padrões:
 [padrão 1]
Olá Carlos! Seu aniversário está chegando, e nós temos um presente para você!
Você terá um desconto especial de 15% em suas compras em todo o nosso site!
Clique e aproveite!

Resumindo: no seu aniversário, nosso presente é tirar dinheiro de você!
A promoção, o desconto, é um chamariz, algo que aumenta o querer comprar e faz que o indivíduo se sinta mais poderoso.
O curioso é que em qualquer promoção ou desconto ninguém assim entende: “estamos dando um preço mais justo”. As pessoas entendem assim: “você tem uma oportunidade de gastar menos” ou, mais perigoso "você possui maior poder de compra".
É uma típica alienação advinda do capitalismo.
Ninguém percebe que está pagando um preço mais próximo do justo, ninguém percebe que se sente poderoso, que pode comprar mais com o desconto, mas que esse poder não é seu, mas concedido a você. Você não o conquista. É alguém poderoso que tem benevolência com você, e essa benevolência tem um preço que deixará o consumidor no mínimo sempre dependente. As pessoas não percebem que estão sendo controladas pela classe exploradora.

[padrão 2]
Olá Carlos! Seu aniversário está chegando, e nós podemos ajudá-lo!
Vá ao nosso site e crie uma lista de presentes. Depois basta enviá-la a seus amigos!

Resumindo: no seu aniversário, fazemos você tirar dinheiro de seus amigos!
O grande golpe aqui está em apostar na amizade: que amigo de verdade negará um gasto com o amigo? Se você envia um email com aquilo que você gostaria de ganhar, não está deixando seu amigo em uma saía justa? Você joga a vil exploração capitalista no colo do seu amigo! Além de explorar o capital, agora a burguesia quer explorar também a sua amizade.

Senhoras e senhores, está na hora de acordarmos!
Fora exploradores!

1 comentários:

Anônimo disse...

esse é doido

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting